Obstáculos para treinamento
"São estas as nações que o Senhor deixou para pôr à prova todos os israelitas que não tinham visto nenhuma das guerras em Canaã (fez isso apenas para treinar na guerra os descendentes dos israelitas, pois não tinham tido experiência anterior de combate): os cinco governantes dos filisteus, todos os cananeus, os sidônios e os heveus que viviam nos montes do Líbano, desde o monte Baal-Hermom até Lebo-Hamate. Essas nações foram deixadas para que por elas os israelitas fossem postos à prova, se obedeceriam aos mandamentos que o Senhor dera aos seus antepassados por meio de Moisés." (Juízes 3.1-4)
A Palavra fala que certas nações não foram expulsas da terra prometida por Israel.
São 4 nações: os filisteus, cananeus, hebreus e sidônios.
Esses povos permaneceram vivendo em meio aos territórios que Israel havia conquistado, mantendo suas cidades, deuses, culturas e serviram como "obstáculos para treinamento" do povo de Deus.
A Bíblia relata dois motivos para que isso tenha acontecido:
1. Habilitar os descendentes dos israelitas para a guerra, pois estes não tinham experiência de combate;
2. Pôr à prova a fidelidade de Israel ao Senhor e seus mandamentos, diante da tentação de cultuar a outros deuses e se misturar com outros povos.
Quais são os "obstáculos para treinamento" que Deus tem deixado no seu caminho?
Independentemente de como seja o trabalho, o marido ou a esposa, a família, o ministério, a administração com as finanças, a saúde, sempre há desafios a serem enfrentados e o Senhor utiliza esses processos para aperfeiçoar o nosso coração.
O principal modo que o Senhor utiliza para nos aperfeiçoar está ligado às dificuldades que surgem no nosso dia-dia.
Nada é perfeito neste mundo terreno! E são essas oportunidades que o Senhor explora para:
1) moldar o nosso caráter: os obstáculos em nosso dia-dia nos ensinam a entrar em um novo patamar de dependência de Deus, a atingir níveis mais altos de maturidade espiritual e intimidade com o Pai.
2) nos equipar com habilidades: assim como o povo de Israel foi ensinado a lutar guerras através dos povos inimigos que permaneceram na terra prometida, nós aprendemos novas capacidades ao enfrentar as dificuldades. São esses momentos que por vezes revelam potencialidades que estavam presentes em nosso interior e nunca haviam sido desenvolvidas.
3) avaliar a nossa fidelidade a Ele: as dificuldades têm valor para avaliar onde está o nosso coração e a reação que teremos ao enfrentá-las. O Senhor quer estabelecer conosco um compromisso de fidelidade, independentemente do cenário pelo qual estejamos passando. Ele será o nosso guia, companheiro e força em qualquer momento, mas será que nós somos capazes de permanecer fieis?As dificuldades vem para provar a nossa fé e mostrar a nós mesmos se estamos firmados em Deus.
Por isso, ao surgirem dificuldades inesperadas, olhe para Deus e aprenda as lições que essas oportunidades podem apresentar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!