"Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega...Apressai-vos, e subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim tem dito o teu filho José: Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores; E habitarás na terra de Gósen, e estarás perto de mim, tu e os teus filhos, e os filhos dos teus filhos, e as tuas ovelhas, e as tuas vacas, e tudo o que tens.E ali te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome, para que não pereças de pobreza, tu e tua casa, e tudo o que tens." (Gênesis 45.5-11) - grifo nosso
"E Jacó viveu na terra do Egito dezessete anos..." (Gênesis 47.28) - grifo nosso
"O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos." (Êxodo 12.40) - grifo nosso
Quantas vezes na vida permitimos que soluções provisórias se tornem cenários definitivos?
Isso acontece toda hora e em todas as áreas de nossas vidas: é o conserto de alguma coisa da casa que é feito de maneira improvisada; é a acomodação perante uma situação desconfortável na área profissional, são os casais que postergam resoluções importantes no seu relacionamento e vão levando a vida...Enfim, a lista de possibilidades é grande e poderia fazer um texto enorme apenas mencionando exemplos!
1. Nem sempre soluções provisórias são problemáticas
Soluções provisórias para problemas da vida surgem a todo momento. E, em si mesmas, nem sempre são problemáticas. Podem ser um remédio para questões momentâneas da vida!
A família de Jacó se deparou com a possibilidade de uma solução provisória em um momento de crise: havia fome na terra, o Egito era o único lugar com comida e, pelos desígnios de Deus, José, o filho que era dado como morto, estava em uma alta posição de autoridade sobre aquele povo.
Quando seus irmãos vão até o Egito para comprar comida, José se revela a eles, esclarece que Deus o havia orientado sobre o tempo que aquele cenário de escassez existiria sobre a terra (7 anos), informa que dois anos já eram passados e faz uma proposta: venham para o Egito! Designarei um lugar para estarem e vocês serão sustentados pelos próximos 5 anos de dificuldade.
Esse convite soou maravilhosamente bem aos ouvidos dos irmãos de José, que levaram seu pai Jacó e suas famílias de Canaã para o Egito, a fim de serem supridos nesse tempo de dificuldade.
Certamente, foi uma solução provisória de Deus para gerar provisão à semente de Israel naquele momento complicado. Mas era o PROPÓSITO definitivo do Senhor para aquele povo? Não!
2. O problema é se acomodar no cenário provisório e se esquecer do propósito do Senhor. A solução provisória virará escravidão!
Deus havia jurado à Abraão que daria a terra de Canaã como herança aos seus descendentes. Canaã era o propósito e o lugar definitivo que o Pai havia separado para aquele povo.
O problema com Jacó e sua família foi se acomodar em uma solução provisória: aquele livramento era para passar pelos 5 anos de fome; mas Jacó ficou lá por 17 anos, até sua morte; e, por fim, os descendentes de Jacó permaneceram naquela terra por 430 anos.
Quando nos acomodamos nas soluções provisórias e perdemos de vista o propósito maior de Deus para nossas vidas, o cenário vai mudando, sem que percebamos. A situação se degrada e nos tornamos escravos daquela condição.
Foi o que literalmente aconteceu com o povo de Israel: passou-se o tempo e a condição que era favorável transformou - se em escravidão na terra do Egito.
Não podemos estabelecer as nossas vidas sob a base de soluções provisórias! Deus quer nos levar ao cumprimento do Seu propósito divino e para isso, não podemos nos acomodar em um cenário que parece favorável, mas não é o lugar que o Senhor quer nos colocar.
Aqueles que se acomodam em soluções provisórias terminam por se tornar escravos desta condição. E Deus não lida com escravos, mas liberta aqueles que o amam e os chama de filhos.
3. Deus sempre está disposto a quebrar qualquer algema de escravidão que nos impeça de alcançar o Seu propósito para nossas vidas. Para que isso aconteça, CLAME!
Levou tempo, mas o povo de Israel acordou do sono espiritual e clamou ao Senhor por libertação:
"E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão." (Êxodo 2.23)
E toda vez que clamamos a Deus, Ele nos ouve e intervém em nosso favor para nos resgatar, livrar e estabelecer o Seu propósito sobre as nossas vidas!
"E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu." (Êxodo 3.7-8)
Portanto, há esperança para todo aquele que clamar a Deus e pedir Sua intervenção!
Se você está vivendo a vida acomodado em soluções provisórias, HOJE é o tempo favorável! Clame a Deus e Ele intervirá para te libertar! Não se acomode em soluções provisórias, mas creia no Senhor e peça a Ele que guie a sua vida, rumo ao caminho cheio de virtude para o qual Ele te criou!
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!